sexta-feira, 1 de agosto de 2008

OS ANTAGONISMOS NO NOSSO TEMPO



Hoje, aumentam-se as posses, mas reduzem-se os valores, fala-se demais, ama-se raramente e odeia-se com muita freqüência... O que você faz ou pensa fazer diante de tudo isso???
Os antagonismos que existem em nossos atos ao longo da história são que temos edifícios mais altos, mas pavios mais curtos; auto-estradas mais largas, mas pontos de vista mais estreitos; gastamos mais, porém temos menos; nós compramos mais, contudo desfrutamos menos. Status, consumismo, o Ter em detrimento do Ser!
Temos casas maiores e famílias menores; mais convivências, entretanto menos tempo; temos mais graus acadêmicos, ainda assim menos senso; mais conhecimento e num paradoxo brutal menos poder de julgamento; mais proficiência, porém mais problemas; mais medicina, contudo menos saúde.
Bebe-se demais, fuma-se demais, gastamos de forma perdulária, rimos menos, dirigimos rápido demais, nos irritamos facilmente, ficamos acordados até tarde, acordamos cansados demais, raramente paramos para ler um livro, ficamos tempo demais diante da TV e raramente ORAMOS.
Multiplicamos nossas posses, mas reduzimos nossos valores. Falamos demais, amamos raramente e odiamos com muita freqüência. Aprendemos como ganhar a vida, mas não vivemos essa vida. Adicionamos anos à extensão de nossas vidas, mas não vida à extensão de nossos anos. Já fomos à lua e dela voltamos, mas temos dificuldade em atravessar a rua e nos encontramos com nosso novo vizinho.
Conquistamos o espaço exterior, mas não o interior. Fizemos coisas maiores, mas não melhores. Limpamos o ar, mas poluímos a alma. Dividimos o átomo, mas não nossos preconceitos. Escrevemos mais, mas aprendemos menos. Planejamos mais, mas realizamos menos. Aprendemos a correr contra o tempo, mas não a esperar com paciência no SENHOR. Temos maiores rendimentos, mas menor padrão moral. Temos mais comidas, mas menos apaziguamento. Construímos mais computadores para armazenar mais informações para produzir mais cópias do que nunca, mas temos menos comunicação. Tivemos avanços na quantidade, mas não em qualidade.
Estes são tempos de refeições rápidas e digestão lenta; de homens altos e caráter baixo; lucros expressivos, mas relacionamentos rasos. Estes são tempos em que se deseja a paz mundial, mas perdura a guerra nos lares; temos mais lazer, entretanto menos diversão; maior variedade de tipos de comida, mas menos nutrição. São dias de duas fontes de renda, porém de mais divórcios; de casa tão belas, mas lares destruídos.
São dias de viagens rápidas, fraldas descartáveis, moralidade também descartável, ficadas de uma só noite, corpos acima do peso, e pílulas que fazem de tudo: alegrar, aquietar, matar. É um tempo em que a tecnologia pode levar-lhe estas palavras...
e você...

... pode escolher entre fazer alguma diferença ou simplesmente ignorar... Pense nisso!


Manassés Marvel


5 comentários:

AGRA disse...

Amigo Marvel,

Vivemos em um tempo livre, os livros de História nos conta que não existe mais escravidão no Brasil e em 1888, ano da Abolição da Escravidão, onde todo escravo sem distinção de faixa etária, estaria integralmente livre.
A pergunta fica no ar "Será que estamos realmente livres dos nossos senhores?".
A escravidão moderna, mais conhecida pelo nome de Capitalismo ou modernamente Globalização, faz os homens serem escravos do tempo, não mas de senhores como em tempos remotos, digo um pouco mais de 100 anos.
O 'ter' em nossa sociedade é muito mais valioso do que o 'ser'. Hoje, vivemos a inversão de valores morais éticos, onde homens não são iguais e o que mandar é o "ter dinheiro" e não o ser humano o ser benevolente, etc.
Apesar do cunho religioso, seu texto Manasses é atual e verdadeiro.
Parabéns

David Agra

Anônimo disse...

tempos em que o homem se contradiz em tudo o que faz , não só no que diz. Tempo em que uma amizade verdadeira foi substituída por um interesse material possível de ser realizado no outro.Parece que o homem só não encontra tempo pra analisar-se e admitir o equívoco causado pela doutina da "liberdade a qualquer custo". Muito bom seu texto Manassés.
Parabéns.

CPB disse...

Porém isso me deixa de certa forma feliz..
A cada dia as Profesias vão se cumprindo, e Deus mai perto de torna e vim. O mundo hoje vive em caos em que a unica solução é Deus...
Vivemos em mundo tão caotico, são pais matando filhos e virse e versa, um mundo onde o amor esfria-se a cada dia mais, e em alguns lugares ele nem existe. Um mundo onde drogas ditroem familias, nações...
Os homens a cada dia fazem menos pra tentar resolver problemas, veviemos em um mundo onde é mais facil desentegrar um átomo, doque o preconceito. Contudo esse teu texto vem a retratar a realidade nos dias de hoje.
Parabens pela inteligencia de criar um texto tão legal..

Abração primo...

Anônimo disse...

bom marvel , ja comentei no seu . agora passa no meu e da uma olhada la. só n sei se é assim q devo te dar o endereço v~e aí ó: www.iramblack.blogspot.com

Anônimo disse...

EI MANO REFIZ MEU BLOG AGORA É
WWW.IRAMILSON.BLOGSPOT.COM

ABRAÇO